Cultura & Turismo, Entretenimento

Cinco passeios pro fim de semana em Niterói

Nada de fim de semana no tédio! Aqui não!
Nos últimos tempos acabei percebendo que o outono é a minha estação favorita. Tem um tanto do verão, mas é mais fresco e o pôr-do-sol (uma da minhas maiores paixões rs) fica lindo com o céu mais rosa e alaranjado. A chuva vem com equilíbrio, nem aquela chata que dura uma semana inteira inverno, nem aquela pancada no fim do dia que alaga tudo verão. Tem dias nublados bonitos e não é aquela friaca que nem dá pra levantar da cama. Amo as temperaturas amenas do outono.
Pensando nisso tudo, aqui estão alguns passeios simples, fáceis e grátis (ou bem baratos) que você poderá fazer com sua família, seus amigos e até sozinho mesmo. Uma coisa é certa, fim de semana no tédio nunca mais! E como não temos mais o Sol escaldante do verão, que tal aproveitar mais coisas ao ar livre? Vem comigo!
  • Parque da Cidade

O Parque da Cidade é uma Área de Preservação Ambiental (APA), localizado no alto do Morro da Viração, numa altitude de 270m. Para chegar lá em cima, existe caminho por São Francisco em uma pista pavimentada. É possível ir de carro, de moto, de táxi, uber, mas confesso que é muito mais legal juntar um grupo e subir a pé, leva pouco mais de 40 minutos, dependendo do seu ritmo.

Nossa querida Marina Zyrianoff já escreveu aqui no Explore Niterói como foi a experiência dela subindo pela primeira vez no Parque da Cidade. Clica aqui e dá um confere!

Trilha dos Eucaliptos, por Marina Zyrianoff

Chegando lá em cima, há um Centro de Visitantes, cafeteria, banheiros e, o mais interessante, duas rampas para voo livre: uma com a vista das praias de Piratininga, Itaipu e Camboinhas e a outra para as praias de São Francisco, Jurujuba, Charitas e Icaraí. Dizem as boas línguas que é a vista mais linda da cidade! E aí, concorda?!

Crédito da imagem

Endereço: Morro da Viração – Charitas
Horário de visita: Todos os dias, das 8h às 18h
Custo: Gratuito
Telefone: (21) 2711-3266

  • Fortaleza de Santa Cruz da Barra

Temos em terras niteroienses a construção mais antiga a proteger a Baía de Guanabara. A Fortaleza tem mais de 400 anos, levou sete anos para ficar pronta, para assim, expulsar os franceses no século XVIII. A estrada de acesso só foi feita na década de 1840, até então só era possível chegar pelo mar. Hoje se tornou um grande ponto turístico não só de Niterói mas de todo Rio de Janeiro.

Crédito da imagem

Fortaleza de Santa Cruz além de toda a história e curiosidades, possui vistas maravilhosas como a do Pão de Açúcar bem à frente e é o ponto mais próximo entre Niterói e o Rio. As visitas são guiadas, não sendo permitido fazer sozinho, elas têm intervalos de 30 minutos e duração de cerca de uma hora. O forte tem, em média, dois mil visitantes por mês. Além de um bonito passeio, ainda ganhamos uma aulinha de história não só de Niterói, mas do Brasil.

Crédito da imagem

Endereço: Estrada General Eurico Gaspar Dutra, s/nº – Jurujuba
Horário de visita: Terça à domingo, das 10h às 17h
Custo: Inteira – R$10,00 / Meia – R$ 5,00 / Gratuito – até 12 anos; a partir de 60 anos; Militares (do Exército) e seus familiares diretos; pessoas com necessidades especiais.
Telefone: (21) 2711-7840 ou  (21) 2710-7840

  • Horto Botânico de Niterói ou Horto Florestal do Fonseca

Criado por um decreto em 1906 pelo governador Nilo Peçanha (Niterói na época era capital do estado do Rio), o centenário parque do Fonseca possui uma rica flora: jatobás, jequitibás, jacarandás, sapucaias e também espécies raras como o pau-mulato.

Árvores da entrada do Horto, por Mateus Pereira

Até 2010 funcionava um zoológico que foi fechado e hoje este espaço conta com um Skate Park de mais de 2.500m², academias para todas as idades, área de replantio de mudas locais, espaço exclusivo para pets, feirinha de artes e muitos eventos sazonais que volta e meia fazem a nossa alegria. É um ótimo ambiente para todas as pessoas.

Grupo Lekolé em apresentação no coreto do Horto, por Mateus Pereira

 

Palácio Euclides da Cunha, por Mateus Pereira

Endereço: Rodovia RJ-104 (Alameda São Boaventura), 716 – Fonseca
Horário de visita: Todos os dias, das 8h às 22h
Custo: Gratuito
Telefone: (21) 2625-2031

  • Horto de Itaipu

Em abril do ano passado foi inaugurado o Horto de Itaipu. O local era utilizado apenas para plantio de mudas e conservação da flora de Niterói e com 46.000m² foi aberto para novas formas de lazer e contato com a natureza. Hoje o parque possui parquinho para crianças, academia para a terceira idade e um pequeno lago com tilápias. Todo primeiro domingo do mês ocorre a Feira de Artesanato do Horto de Itaipu que já está virando tradição do bairro. Além de atividades que vão desde ginástica a curso de orquídea.

 

 

Crédito da imagem

 

Crédito da imagem

Endereço: R. Dr. Pálvaro da Silva, 852 – Maravista
Horário de visita: Segunda à sexta-feira, de 7h às 16h, e aos finais de semana, das 8h às 12h.
Custo: Gratuito

  • Teatro Popular de Niterói

Niterói é a segunda cidade do mundo, perdendo apenas para Brasília, com mais obras do arquiteto Oscar Niemeyer e eu  não poderia deixar essa honra passar em branco. Na teoria, há um caminho que liga o Teatro Popular de Niterói até a Estação das Barcas de Charitas que foi denominado Caminho Niemeyer. O projeto concebido em 1997, tendo sido iniciado em 2001, era muito mais amplo do que realmente foi executado. Mas hoje conta com sete equipamentos urbanos, o Memorial Roberto Silveira, o Museu da Ciência e Criatividade – Casa do Conhecimento, o próprio teatro já citado, a Praça Juscelino Kubitschek, o Centro Petrobras de Cinema, o MAC e, em separado, a Estação Hidroviária de Charitas.

Mas aqui o que é mais pertinente para nós é o espaço que fica atrás do Terminal Rodoviário João Goulart onde o Teatro se encontra. É um local amplo com mais de 17.000m², com partes em grama e outras pavimentadas ótimas para a prática de esportes como skate e patins. É uma opção ótima para um picnic com os amigos ou a família.

Picnic no Caminho Niemeyer, por Mateus Pereira

Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro
Horário de visita: Todos os dias, de 9h às 18h.
Custo: Gratuito
Telefone: (21) 2613-2734

Aqui deixo um mapa que criei com os lugares que tratei no texto. Assim, será mais fácil localizar esses pontos turísticos de nossa cidade! Sei que existem muitos outros locais interessantes em Niterói, por isso, deixa aqui no comentário aquele cantinho que você não consegue ficar longe no fim de semana!

 

Author: Mateus Pereira

Prestes a finalizar o curso de Estudos de Mídia na UFF, "Eclético" deveria ser o nome do meio de Mateus. É ator por amor à arte, escuta música em qualquer momento e sabe as regras até de futebol de botão. Se pudesse, iria a todos os eventos pela cidade, afinal, pra que sair de Niterói se já tem tanta coisa boa?

4 Comments on “Cinco passeios pro fim de semana em Niterói

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *