Gastronomia

Cantina Buongiorno: um pedacinho da Itália em Icaraí

cantina buongiorno

Na ativa desde 1991, a Cantina Buongiorno, no coração de Icaraí, é um dos mais tradicionais restaurantes italianos de Niterói. Se eu disser para vocês que até pouco tempo atrás eu nunca tinha ido lá vocês acreditam? Mas essa história mudou num desses fins de semana de geladeira vazia e muita fome… Fiquei zanzando pela cidade, estava quase indo parar no Plaza e, passando pela Gavião, me acendeu uma luz! Cantina Buongiorno!

cantina buongiorno

Ao entrar no restaurante, encontrei um casal de amigos que, passando pela calçada naquele mesmo momento, logo comentou: “foi aí o nosso primeiro jantar e pedido de namoro, amamos esse lugar!”. Quer cartão de visitas melhor que esse? A Buongiorno é, sem sombra de dúvidas, muito aconchegante e reproduz o ambiente de uma cantina italiana, com mapas de diferentes regiões da “bota”, panelas e garrafas à mostra, além da cozinha e do forno abertos para o salão.

cantina buongiorno

O cardápio também não foge à tradição, com boas opções de antepastos, saladas, massas, carnes e risotos. Como entrada, sugiro a bruschetta de muçarela de búfala com concassé (molho com pedacinhos) de tomate temperado. Para o prato principal, eu nem penso duas vezes em recomendar o Ravioli Splendido: brunoise (picadinho) de legumes e camarão, queijo mascarpone, parmigiano ao molho pomodoro pelatti. O molho, delicioso e muito bem temperado, faz toda a diferença! Para finalizar com um expresso, não tive como fugir do Tiramissu da casa,  tradicional sobremesa italiana com queijo mascarpone e licor de café, uma delícia!

cantina buongiorno

Já ouvi muitos elogios e me recomendaram fortemente voltar à cantina para experimentar as pizzas de receita “autêntica napolitana”, com massa de longa fermentação e ingredientes sempre frescos. Taí um motivo mais que convincente para voltar à casa 😉

.  .  .

Cantina Buongiorno
Gavião Peixoto, 152 – Loja 4. Icaraí, Niterói-RJ
Tel: 21-2610-7704 // 21-2610-9955

Prato Recomendado
Ravioli Splendido

Preço Médio
$$$

.  .  .

+ Imagens: divulgação

Author: Guilherme Mattoso

Guilherme Mattoso é jornalista, pós-graduado em Ergodesign de Interfaces e em Gestão Estratégica de Marketing Digital. É entusiasta da web, trendwatching e especialista em conteúdos sobre agricultura familiar e sustentabilidade. Assina também o blog Caipirismo, com foco em temas como agroturismo, gastronomia, nova ruralidade e práticas sustentáveis.

2 Comments on “Cantina Buongiorno: um pedacinho da Itália em Icaraí

  1. Fala Guilherme! Sou fã e frequentador da casa a 4 anos desde que voltei a morar aqui. Além da qualidade, destaco a generosidade dos pratos, sempre muito bem servidos. E o ótimo equilíbrio de tudo isso com os preços. Vamos explorar! ABs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *