Categoria: Crônicas

Convidados, Crônicas

Percepções sobre Niterói: Trocas e Olhares Urbanos

Um apanhado de olhares sobre a Cidade Sorriso *Por Diego Ramos A intenção desta coluna enquanto convidado do Explore Niterói é expor uma prévia análise de 7 jovens atores, moradores da cidade de Niterói e suas mais diversas regiões, a respeito da arquitetura e o urbanismo da cidade. Após o apanhado das opiniões e percepções …

Crônicas

Barreto, quem te conheceu não esquece jamais

Por Vicente Cantini* Quem passeia pelo entorno do lago do Campo de São Bento em Icaraí e admira as duas belas esculturas que jorram água pelas bocas dos grandes peixes que as ninfas montam, não imagina a sua origem e história.

Convidados, Crônicas

Eu já morei em Nictheroy…

Texto escrito por Flávio Farias, 39 anos, músico e apaixonado por Niterói. Sim, já morei nessa cidade. Hoje, infelizmente, os tempos são outros. Quando morei nessa cidade, tomávamos sorvete no Sem Nome. Íamos ao Cinema Icaraí, ao Central, e ao Galeria. Entrávamos no Plaza Shopping pela Mesbla. Ouvíamos falar do trampolim em Icaraí mas só …

Crônicas

Mãos a Terra (por Vicente Cantini)

“_Uma senhora me perguntou se tinha Babosa (Aloe vera), pois precisava muito fazer uma compressa para aliviar seu reumatismo. E acrescentou: _É tiro e queda moço! A dor melhora que é uma beleza!”

Crônicas

Niterói – cidade grande do interior?

Cafubá, Niterói. Sala de espera da terapia. Tenho a impressão de que quanto mais se fala sobre um assunto, menos se esquece dele. Em Niterói isso parece pior, porque como a gente conhece alguém em comum (isso é um fato), se você comenta esse assunto com dois amigos, é como se tivesse comentado com a …

Crônicas

Niterói antropológico – Visitinha ao Guanabara

Guanabara, Niterói. Em uma dessas superpromoções mensais. “Salve-se quem puder hoje nesse Extra.” Essa foi uma das frases mais interessantes que ouvi  nesta experiência antropológica. Note o desespero da cliente e o posicionamento por preço do Guanabara que o equipara ao seu concorrente Extra. Dessa forma, percebe-se, como é necessário o fortalecimento da marca para …

Crônicas, Niteroiensis

Niterói do bem – a história de Apparecida, uma voluntária na/da luta contra o câncer

Barreto, sala de estar de Apparecida. “Apê pê arecida, isso mesmo, com dois p’s” – ela me corrigiu. “Sou conhecida como ‘Niterói’ pelo padre da igreja de São Camilo, na Usina.” Daqui a um mês, mais ou menos, no dia 20 de Setembro, a professora Apparecida completa 81 anos de vida. Esta é uma data …

Crônicas, Niteroiensis

Niterói empreendedor – a breve história de Mônica.

Santa Rosa (ou Jardim Icaraí, como preferirem rs), cozinha da Mônica. Me admira ver amigos e parentes desta cidade bonita e cheia de ideias em ebulição, como mencionei neste post,  abrindo seus próprios negócios. Em qualquer crise em que se esteja, torna-se urgente desacelerar para replanejar sua estratégia. É tempo de repensar, de criar; é …

Crônicas

Niterói quotes

Roberto Silveira, Niterói.  Pela janela do carro. Segunda-feira, oito e cinco da manhã, engarrafamento. O bom dessa história é poder observar ao redor coisas que passam despercebidas à rotina, ao passo apressado de cada dia. Dessa vez foi a pichação em letras vermelhas garrafais no muro da Avenida. Eu li e não ignorei aquelas palavras …

Crônicas

Crônica-piloto

Pendotiba, Niterói. Sala de estar. Niterói era uma cidade de cidadãos-fantasma, porque a maioria dos moradores trabalhava e passeava pelo Rio, fazendo dela somente um dormitório. Mas isso está mudando ou, pelo menos, se anseia mudar. Faço parte de uma geração que quer conciliar paixão e trabalho ou simplesmente mesclá-los. Há uma busca por sentido …