Entrevista, Niteroiensis

Entrevista – Bárbara Medeiros

O melhor da cidade são as pessoas

Decidimos contar a história de niteroienses que fazem de tudo pra gente viver numa Niterói melhor e também que mostram a força do empreendedorismo.

Nossa entrevistada de hoje é a fotógrafa Bárbara Medeiros, de 25 anos. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFF, Bárbara é nascida e criada em Niterói e vai dividir com a gente um pouco do seu trabalho e também da sua paixão pela Cidade Sorriso.

Autorretrato, por Bárbara Medeiros
Autorretrato, por Bárbara Medeiros

“Eu sempre tive uma grande paixão e curiosidade pela fotografia. Desde que ganhei minha primeira câmera, nunca mais parei de clicar. Fotografava de tudo, desde flores à prédios imensos. Mas eu sempre tive uma paixão secreta em fotografar pessoas, em enxergar suas emoções, seus detalhes, em entender o que elas tão sentindo e quem elas são. E foi assim, arriscando e indo atrás da minha curiosidade que encontrei o que realmente amo fazer: retratos femininos. Descobri muito por acaso, ao começar a clicar amigas pra portfólio.”

Larissa, por Bárbara Medeiros
Isabella, por Bárbara Medeiros
Larissa, por Bárbara Medeiros
Larissa, por Bárbara Medeiros

O trabalho da Bárbara hoje é focado em retratos de mulheres. Ela acredita que esse trabalho é essencial pra transformar a realidade em que vivemos. Concordamos com você, Barbs!

“Hoje quando eu fotografo uma mulher e me conecto com ela, essa é a hora em que me sinto plenamente feliz e realizada. Essa conexão tem sido o que me move. E num mundo onde o feminismo tem cada vez mais ganhado força, eu me sinto no dever de contribuir pra união das mulheres e pra sua aceitação. O objetivo da minha fotografia é captar através das minhas lentes a beleza feminina e mostrar pra cada uma das mulheres que fotografo o quanto são lindas e maravilhosas, por dentro e por fora. Fazer com que cada uma se ame e se aceite ainda mais. Acabo de criar um projeto autoral, chamado À Flor da Pele. O projeto é uma experiência sensorial com mulheres, emoções e flores, que tem rendido muito aprendizado, novos olhares e conexões. “

À Flor da Pele, por Bárbara Medeiros
À Flor da Pele, por Bárbara Medeiros

Nascida e criada em Niterói, a fotógrafa (e arquiteta) tem uma relação de amor e carinho com a cidade.

“Minha ligação com Niterói é de lar, de estar em casa. Aqui parece uma grande casa onde todo mundo se conhece, se dá bom dia e se encontra na praia. Meu lugar preferido da cidade todinha é com certeza a Praia do Sossego. E que sossego, viu. Aquele pedacinho de areia, a calmaria do mar, me dão uma paz enorme. Outra praia que AMO – em segundo lugar hehe – é Itacoatiara. Cada vez que vou lá, encontro um cantinho diferente, seja pra fotografar ou pra deitar e relaxar. Gosto da conexão mar e natureza que encontro ali.

Editorial para Trevo Acessórios, por Bárbara Medeiros, feito na Praia de Itacoatiara
Editorial para Trevo Acessórios, por Bárbara Medeiros, feito na Praia de Itacoatiara

“Outro lugar que eu amo, apesar de só ter ido uma vez, é o Parque da Cidade. A visão de lá é sensacional, outro lugar que me senti em paz. Inclusive o local que mais quero visitar – que ainda não fui – em Niterói é o bosque de eucaliptos que tem na subida pro Parque.

Por ser uma amante assumida da arquitetura, não tem como não mencionar o Teatro Popular. Ô lugar incrível! Tem tanto cantinho maravilhoso por lá que você passa o dia inteiro lá e nem percebe. Pra completar, a luz que bate dentro do teatro é sensacional.

Falando em arquitetura, outro lugar incrível é o Solar do Jambeiro. Sou apaixonada por casarões antigos, e lá não é diferente. Conheci o espaço numa aula da faculdade e me encantei completamente. Se eu morasse perto passaria o dia inteiro lendo naquele jardim.” – A gente também, Barbs!

Se você se encantou pela Barbs como nós e quiser conhecer mais do trabalho dela, pode acessar seu site clicando aqui. Também recomendamos seguir no instagram, porque é cada foto mais linda que a outra.

Nossa cidade é feita de pessoas como a Bárbara, que buscam sempre uma forma de viver bem e amar Niterói. Conhece mais alguém assim, apaixonado pela Cidade Sorriso? Conta pra gente: contato@exploreniteroi.com.br

Author: Explore Niterói

Explore Niterói é um guia turístico diferente. Feito por quem ama e vive na cidade de Niterói, explora todos os cantinhos da Cidade Sorriso com amor. Vem com a gente! #exploreniteroi contato@exploreniteroi.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *