Entrevista, Niteroiensis

Entrevista: Serafiniando

Nossa equipe entrevistou as Serafins, responsáveis por uma lojinha muito charmosa. Vem ver!

A gente conheceu a Serafiniando pelo Facebook. Aquela coisa de amigo que indica amigo, “curte essa página aqui que é legal”, “olha meu trabalho novo” e por aí vai. A Renata, nossa diretora criativa, é amiga da Manu Asevedo, social media/relações públicas/braço direito da Serafiniando e foi assim que esse encantamento começou. Não tem como não se apaixonar pelas publicações lindas e pelo trabalho tão cheio de carinho e amor que a Pat e a Aimée Serafim fazem.

 exploreniteroi.com.br

Nossa entrevista começou com muitas, mas muitas gargalhadas mesmo e um chá delicioso (de frutas vermelhas com alecrim – a plantinha da felicidade) com biscoitinhos e bolo de chocolate feitos em casa pela Vovó Serafim. Não podia ser um dia melhor.

exploreniteroi.com.br

exploreniteroi.com.br

Tudo começou quando a Aimée estava saracuteando pelo Pinterest e descobriu que, lá fora, todo mundo estava decorando suas casas e escritórios com plaquinhas de madeira com desenhos ou frases bonitas. A primeira coisa que ela fez foi correr e mostrar pra Pat, sua mãe, que é artista plástica e simplesmente ama crafts e DIYs (numa linguagem bem Pinterest, DIY significa Do It Yourself, ou seja, faça você mesmo) – a Pat é uma das pessoas mais criativas que a gente já viu. Se vocês parassem pra ouvir as histórias dela, iam querer redecorar a casa inteira em um dia. Sério, ela é muito incrível.

A Pat adorou a ideia, mas não sabia que material usar. Então as duas olharam em volta e perceberam um monte de tacos sem uso (sabe aquele piso de taco da casa da vó? Então, esse mesmo) que dariam um excelente experimento artístico. E assim nasceu a primeira plaquinha da Família Serafim, um “Que seja doce”, brindando a poesia nacional e, despretensiosamente, começando a dar forma a um sonho que nem elas sabiam que existia.

exploreniteroi.com.br

Elas moravam em Rio das Ostras e lá os amigos ficaram apaixonados. Todo mundo queria uma plaquinha daquela pra decorar seu cantinho. Então a Aimée teve a ideia de criar uma página no Facebook (essa aqui https://www.facebook.com/serafiniando/) pra divulgar os quadrinhos feitos pela Pat. O nome Serafiniando vem do sobrenome delas, Serafim. A Pat contou pra gente que Serafim é a mais alta falange de anjos e que o nome remete a anjos trabalhando, pela ação expressa no verbo “serafiniar”. E é essa a impressão que a gente tem, mesmo, quando vê o trabalho dessas duas. É muito amor expresso em plaquinhas, parece realmente que foi feito por anjos muito carinhosos e caprichosos.

No começo, a Serafiniando fazia muitas plaquinhas pros amigos e conhecidos (aquele boca-a-boca maravilhoso). E numa dessas, uma amiga da Pat levou plaquinhas pra Feirinha do Lavradio e pra uma lojinha em Santa Teresa chamada Lola Café. Foi o maior sucesso, venderam muitas plaquinhas. Mas a melhor história de todas é que aquela primeira plaquinha, escrito “Que seja doce” foi comprada “por uma moça da Globo, que ia começar um programa com o mesmo nome e amou a placa”. Parece familiar? http://gnt.globo.com/programas/que-seja-doce/

exploreniteroi.com.br

Hoje o ateliê Serafiniando fica em Icaraí, num apartamento super charmoso, e a marca já está rodando o mundo. Elas começaram a ficar mais conhecidas quando o casal Isabela Marque e Felipe Alfieri, do Dele e Dela blog fizeram uma plaquinha junto com elas pra decorar a casa nova deles. De lá pra cá, “home is wherever I’m with you” é a plaquinha mais pedida – mas as Serafins querem que você saiba que todas as plaquinhas são feitas por encomenda e que você pode criar junto com elas. O processo criativo delas é super amplo e aberto, primeiro elas querem conhecer você, saber o que você gosta, quem você é e onde vai parar a plaquinha. E aí todo o trabalho vai ser feito em conjunto, elas vão querer te ouvir e vão te mostrar todo o processo até a plaquinha estar prontinha pra sua parede. Nesse processo, vão nascendo amizades e surgindo muitas, muitas histórias.

Os materiais que elas usam são sempre recicláveis. Sabe aquela madeira de demolição lindamaravilhosa que não ia servir pra mais nada se ficasse lá jogada na madeireira? Aquele taco envelhecido pelos anos que você ia jogar fora? Tudo isso vira um novo objeto, ganha um novo significado pelas mãos das Serafim. Uma vez perguntaram pra Pat qual a cor favorita dela e a resposta foi uma poesia. Ela disse “o tempo. A cor que o tempo deixa é a coisa mais linda que existe no mundo.” E a gente não poderia concordar mais.

Não deixa de conhecer o trabalho dessas três queridas, você não vai se arrepender.

exploreniteroi.com.br

E agora vem a novidade: as lindas do Serafiniando agora são nossas super parceiras e em breve vocês vão ver muitas novidades sobre isso. Mas pra começar, vai rolar um sorteio no nosso Facebook de uma plaquinha feita com muito carinho e amor, pensando em nós. Acompanha a gente lá: https://www.facebook.com/exploreniteroi

Author: Explore Niterói

Explore Niterói é um guia turístico diferente. Feito por quem ama e vive na cidade de Niterói, explora todos os cantinhos da Cidade Sorriso com amor. Vem com a gente! #exploreniteroi contato@exploreniteroi.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *