Natureza & Aventura

Expedição ao Morro do Santo Inácio

Em uma manhã ensolarada de sábado, dia 13 de maio de 2017, finalmente conseguimos realizar a tão esperada expedição para o Morro do Santo Inácio, a qual estava sempre sendo adiada devido ao mau tempo.

Chegando ao ponto de encontro, o grupo começou a se conhecer, a trocar “umas ideias” e se mostraram bastante entusiasmados com a aventura!

Começamos subindo até onde é a entrada para o Parque da Cidade, só que ao invés de virar para entrar no parque, seguimos adiante pela estradinha de Maceió, que é para onde começa a trilha (agora há placas indicando para onde ir).

Caminho inicial até onde é a entrada do Parque da Cidade. Foto: Gabi Gismonti
Pessoal subindo. Foto: Beatriz Guimarães
Placa indicando o sentido para a trilha pela estradinha de Maceió. Foto: Beatriz Guimarães
Exploradores na estradinha de Maceió. Foto: Gabi Gismonti
Mais uma placa sinalizando o caminho. Foto: Gabi Gismonti

Ao longo do caminho, a mais ou menos 1km para dentro, teríamos a entrada da trilha, porém tivemos uma surpresa! Abriram uma nova trilha com intuito de melhorar a acessibilidade para cadeiras de rodas de trilha. Muito legal!

Início da nova trilha. Foto: Manoel Moraes

Dessa vez, numa trilha nova, iríamos fazer jus ao nome do projeto, fomos literalmente “explorar” a nova trilha, já que essa nem eu tinha ido! Graças ao bom trabalho realizado pela equipe do PARNIT, a trilha estava muito bem sinalizada, tornando nossa aventura ainda mais animada. Essa nova trilha depois de alguns minutos, se encontrou com uma parte da trilha já conhecida e de lá partimos para o Cume.

Adentrando a nova trilha. Foto: Beatriz Guimarães
Sinalização ao longo da trilha. Foto: Beatriz Guimarães
Exploradores na trilha. Foto: Beatriz Guimarães
Exploradores na trilha. Foto: Manoel Moraes

Chegando ao topo do Morro do Santo Inácio, fomos surpreendidos pelo dia de sol maravilhoso que estava fazendo, com um céu azul e límpido, não podendo ter dia melhor para essa trilha acontecer.

Vista do Morro do Santo Inácio para a Baía de Guanabara. Foto: Manoel Moraes
Vista do Morro do Santo Inácio para Região Oceânica de Niterói. Foto: Manoel Moraes
Gabi e Mateus representando a equipe Explore Niterói. Foto: Manoel Moraes
Exploradores do dia <3

Foi uma experiência e tanto, um grupo muito tranquilo e entrosado, tivemos até um mascotinho de apenas 1 aninho, o trilheiro mais novo que já tive oportunidade de acompanhar numa trilha e que se comportou super bem ao longo dela.  <3

A todos os presentes, todos os exploradores que seguem a gente nas redes sociais e a toda a equipe do Explore Niterói que tornaram possível essa aventura, a expedição dos 5k likes na nossa página, meu muito obrigada.

Author: Gabriela Gismonti

Gabriela Gismonti, nascida em Portugal, criada no Brasil desde os 3 anos. Vive em Niterói, ama fotografar e principalmente se aventurar. Graduanda em biologia na UFRJ, está sempre trilhando e conhecendo nossa Niterói por cima. Aqui no Explore Niterói, irá compartilhar um pouco dessas aventuras com a gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *