Bairros

Explore Campo de São Bento

Olá, exploradores!

Hoje a gente vai contar um pouquinho da história de um lugar lindo, o Central Park de Niterói Campo de São Bento.

Alguém aí sabia que o nome oficial do Campo de São Bento é Parque Prefeito Ferraz? Pois é, a gente também não sabia. Então hoje vamos dividir com vocês outras descobertas sobre ele.

O parque era território pertencente ao Mosteiro de São Bento (sim, aquele do Rio), lá pelo século XVII. Era pra onde o gado vinha descansar quando chegava da fazenda de Campos. Icaraí ainda não era um bairro e Niterói não era exatamente uma cidade. hehehe

Lá pelos anos 1840, os monges cederam uma parte do terreno pro governo, que começou o Plano de Arruamento de Icaraí (olha aí a carinha de cidade grande chegando), determinando a área que seria destinada ao Parque. Gavião Peixoto, prefeito da cidade entre 1882 e 83, aterrou a região e seguiu com as obras de urbanização e paisagismo.

O Prefeito Pereira Ferraz dá seu nome ao parque por ter sido o responsável pela conclusão das obras de urbanização (o projeto paisagístico original data de 1850! E foi feito por um engenheiro paisagista da Bélgica, Arsène Puttemans.), em 1908.

São 36 mil metros quadrados de canteiros floridos, lago artificial (com chafariz!), pontes de cimento, parquinho pra crianças, coreto, quiosques, cercadinho com patos (e marrecos)… coisa mais linda!

Todo fim de semana, rola a clássica feirinha de artesanato, cheia de coisa linda e artesãos da cidade. Volta e meia os nossos amigos da Sinfônica Ambulante aparecem por lá pra um Ataque Ambulante (ou a já conhecida Tomada Cultural, organizada por eles). Dentro do CSB também tem o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, sempre com excelente programação cultural. Também tem contação de histórias, pista de skate, parquinho de diversão, tudo o que um super parque tem direito.

Ah, o Campo de São Bento foi tombado patrimônio cultural em 1985 pelo INEPAC e, em 1990, pela Prefeitura de Niterói. Só amor!

E aí, você sabia de tudo isso? Conta pra gente o que você mais gosta de fazer no Campo de São Bento. Quer ver mais fotos? Vai na nossa galeria 😉

Ah, não esquece que o tema do top 5 dessa semana é “ao ar livre” e a gente quer ver as suas fotos. O que você faz ao ar livre na Cidade Sorriso? Conta pra gente, posta sua foto no instagram com #ExploreNiteroi pra gente ver. Lembrando que a foto precisa estar pública.

É isso aí, galera! Até quinta!


Fonte: DDP-FAN, Mapa de Cultura RJ, Neltur.

Author: Explore Niterói

Explore Niterói é um guia turístico diferente. Feito por quem ama e vive na cidade de Niterói, explora todos os cantinhos da Cidade Sorriso com amor. Vem com a gente! #exploreniteroi contato@exploreniteroi.com.br

0 Comments on “Explore Campo de São Bento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *