Geral

Explore Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

Olá exploradores!

Hoje a gente vai contar pra vocês um pouquinho sobre o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, o CCPCM. Ou “aquele do Campo de São Bento”. 😉

Todo mundo que passa pela Roberto Silveira com Lopes Trovão já deve ter reparado no bloco de vidro que tem do lado de dentro do Campo de São Bento, né? A gente até comentou sobre ele por aqui, quando falou do Central Park de Niterói Parque, vocês lembram?

Pois então. O CCPCM foi inaugurado no dia 13 de março de 1975 e quem assinou o projeto foi o arquiteto Luiz Henrique Bessil Monassa.

Engana-se quem pensa que o CCPCM é só um cubo de vidro. Além da Galeria Quirino Campofiorito (a de vidro) e da Varanda, onde acontecem diversas apresentações de música e artes cênicas (crianças dos anos 90 viram Bia Bedran incontáveis vezes ali), o Centro Cultural conta com um segundo andar (na parte que não é de vidro), composto pela Sala Hilda Campofiorito – onde acontecem exposições, palestras e exibição de filmes – e também Terraço.

A gente confessa que nunca foi além das paredes de vidro do CCPCM, mas fica aqui o desafio pra todos (nós, inclusive): ir lá visitar o Centro Cultural completo, clicar a vista e postar no Instagram com a tag #exploreniteroi pra todo mundo poder saber como é.

Paschoal Carlos Magno, ilustre figura que dá nome ao Centro Cultural foi um diplomata carioca apaixonado pelas Artes, especialmente Teatro e Literatura, tendo recebido até prêmios na Academia Brasileira de Letras, por seu livro “Drama da alma e do sangue” e por “Pierrot”, sua peça de teatro. Paschoal Carlos Magno também está na História como fundador da Casa do Estudante do Brasil e do Teatro do Estudante do Brasil. Foi um entusiasta e defensor das Artes no país. Quer saber mais sobre ele? Clica aqui.

explorenit (7)

E aí, você já conhecia a história do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno? Sabia que aquele bloco de vidro que tem no Campo de São Bento é uma galeria de arte?  Costuma frequentá-la?

Manda suas fotos no CCPCM pra gente na #ExploreNiteroi 😀

Todas as fotos neste post são da Red Werneck.

Author: Explore Niterói

Explore Niterói é um guia turístico diferente. Feito por quem ama e vive na cidade de Niterói, explora todos os cantinhos da Cidade Sorriso com amor. Vem com a gente! #exploreniteroi contato@exploreniteroi.com.br

0 Comments on “Explore Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *