Bairros

Explore Itaipu: Manguezal

Olá, exploradores!

A gente tá levando a sério essa ideia de sair pra explorar a Cidade Sorriso. No último fim de semana, ficamos sabendo da existência (aham, a gente não sabia) de um mangue em Itaipu, no Canal do Camboatá (local que não sabíamos o nome até pesquisar). Fomos lá conhecer, fotografamos e ficamos intrigados com o fato de não termos conhecimento de um mangue naquela região.

Pesquisa vai pesquisa vem, descobrimos que um biólogo chamado Luiz Gonzaga trabalha na recuperação daquela área desde 2012. Ele reconstruiu, sozinho, a vegetação do local, replantando (mais de duas mil) mudinhas das próprias plantas em garrafas PET que eram jogadas ali. Luiz Gonzaga não gastou nem um centavo e começou um trabalho incrível de preservação ambiental. Saiu no O Globo!

A gente descobriu, também, nessa matéria aqui do National Geographic Brasil, que a área de mangue no entorno da Lagoa de Itaipu (que todo mundo conhece) também foi restaurada. A Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Rio 92, foi o ponto de partida nesse processo. Foi por causa da conferência que o empresário Sérgio de Mattos Fonseca migrou de sua vida de empresário para universo da proteção ambiental. Formou-se na área (graduação, mestrado e doutorado!), iniciou pesquisas e uma ONG – Associação de Proteção a Ecossistemas Costeiros (APREC) – que atua até hoje na recuperação e preservação do mangue no entorno da Lagoa de Itaipu.

Estamos apaixonados por essa descoberta. E você? Conta pra gente o que existe em Niterói que pouca gente conhece pra gente ir lá explorar.

Quer ver mais fotos da nossa expedição ao manguezal? Clica aqui.

Author: Explore Niterói

Explore Niterói é um guia turístico diferente. Feito por quem ama e vive na cidade de Niterói, explora todos os cantinhos da Cidade Sorriso com amor. Vem com a gente! #exploreniteroi contato@exploreniteroi.com.br

3 Comments on “Explore Itaipu: Manguezal

  1. OLá.Saúde e Paz. Além do manguezal a APA das lagunas de Piratininga e Itaipu conta com um remanescente de restinga. As duas lagunas abrigam um diversidade bem significativa de aves aquáticas, bem fácil de visualizar. Ocorre variação ao longo do ano, mas sempre é possível observar aves nas lagunas, mangues e remanescentes florestais no local. Visitem e ajudem a preservar. Abração a todos.

  2. Esse cara tem que ganhar um premio, pois todos teriam que estar ajudando, mas só ele teve a iniciativa. PARABÉNS Luis Gonzaga e pena que não foi feito uma matéria com fotos sua para todos visualizar a sua pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *