Geral

Exposição Sentidos do Nascer

O texto e as fotos abaixo foram enviados pelas enfermeiras obstetras Carla Silva e Paolla Dulfe, leitoras do ExploreNiteroi, que participaram da exposição Sentidos do Nascer.

Como diz Michel Odent, médico francês e defensor do parto natural, “para mudar o mundo é preciso mudar a forma de nascer”. E este é o tema que a exposição Sentidos do Nascer aborda.

Atualmente em cartaz no Caminho Niemeyer, a exposição tem comoobjetivo debater sobre as questões relativas ao nascimento, contribuindo para a valorização do parto normal e redução do índice de cesarianas desnecessárias, visando melhores índices de morbimortalidade materna e, principalmente, neonatal.

A exposição conta com dois espaços diferentes. De um lado, o visitante pode explorar um rico material sobre o Parto ao longo da história abordando a dor, a autonomia feminina e conceitos sobre violência obstétrica, perpassando, ainda, pelos índices de cesariana das Maternidades de Niterói. O espaço de atividades conta com uma mostra de fotos e relatos de parto, além de vídeos e declarações de mulheres e profissionais. Uma programação semanal dispõe rodas de conversas, ultrassonografia natural (belly mapping), encontros e oficinas onde as gestantes e demais visitantes podem tirar dúvidas, trocar informações e percepções com profissionais diretamente envolvidos nesta iniciativa.

O circuito principal é dividido em módulos, onde o visitante pode vivenciar alguns momentos da gestação. Em um primeiro momento, todos os visitantes passam por um cenário onde se vêem grávidos e recebem orientações para a realização do Plano de Parto, onde expressam seus desejos para a gravidez e parto, buscando que sejam respeitados. Em seguida deparam-se com a “Loja de Conveniência da Maternidade Cirúrgica” onde são abordadas as questões relativas ao “mercado do nascimento” que tem a intenção de tratar o parto como um negócio.

Enfermeira obstetra Paolla Dulfe, monitora da exposição
Enfermeira obstetra Paolla Dulfe, monitora da exposição. Foto: http://facebook.com/sentidosdonascer

No módulo seguinte, o visitante é convidado a refletir com base nas discussões entre diferentes atores e pontos de vista sobre a melhor forma de nascer. E por fim, são convidados a vivenciar como os bebês sentem-se dentro do útero e a experienciar o momento do nascimento, onde cada visitante passa pelo canal do parto até realmente nascer.

Durante todo momento os visitantes contam com o auxílio de inúmeros monitores e mediadores, que os conduzem através dos módulos.

Sentidos do Nascer é uma exposição que pretende desconstruir o modelo medicalizado de atenção ao parto, desmistificando o que culturalmente foi construído ao longo dos anos na sociedade, e com isso contribuir para que as mulheres possuam informação de qualidade para realizarem a escolha informada do tipo de parto desejado, seus prós e contras, colaborando para a redução de cesarianas desnecessárias, internações iatrogênicas em UTIs neonatal e para a redução da violência obstétrica.

Enfermeira obstetra Carla Silva, "nascendo" ao final da exposição
Enfermeira obstetra Carla Silva, “nascendo” ao final da exposição

A exposição é gratuita, aberta ao público e estará em Niterói até o dia 30 de agosto no Caminho Niemeyer. O agendamento de grupos pode ser realizado através do site www.sentidosdonascer.org. Vale a pena conferir!

Fonte: http://www.sentidosdonascer.org/

Carla Silva é enfermeira obstetra.
Paolla Dulfe é enfermeira obstetra e monitora da exposição Sentidos do nascer.

Author: Explore Niterói

Explore Niterói é um guia turístico diferente. Feito por quem ama e vive na cidade de Niterói, explora todos os cantinhos da Cidade Sorriso com amor. Vem com a gente! #exploreniteroi contato@exploreniteroi.com.br

0 Comments on “Exposição Sentidos do Nascer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *