blog

Curtindo o feriado prolongado em Niterói

Quarta feira, pré feriado prolongado. Aquela semana curtinha que a gente reza pra se repetir várias vezes por ano. Alguns querem descanso, outros querem explorar. E você?

Nossa equipe preparou um post recheado de ideias pra você curtir o feriadão na Cidade Sorriso gastando pouco e se divertindo muito. Vem com a gente!

10 coisas pra fazer em Niterói no feriadão

Fortaleza de Santa Cruz da Barra/ Foto: Red Werneck

Um passeio cultural 

Niterói não é só MAC! Quer dizer, a gente adora a nossa flor, nossa nave espacial, nossa tacinha de sorvete. Muito! O Museu de Arte Contemporânea é o nosso xodó máximo, mas vamos combinar que a cidade tá cheia de museus lindos, só esperando você pra ficar mais lindos ainda. Então a gente te dá a dica: começa pelo MAC, desce andando até o Janete Costa, pra ver a exposição maravilhosa sobre São Jorge que tá em cartaz lá e depois é só atravessar a rua pra conhecer o casarão mais lindo da cidade, o Solar do Jambeiro. Depois, ainda vale esticar um pouquinho até o Museu do Ingá e curtir a exposição permanente sobre a história da cidade. Você não vai se arrepender.

Samba, feijoada e resistência

Dia desses, estivemos no Quilombo do Grotão (e mostramos nas stories do nosso Instagram. Se você não segue a gente ainda, corre lá porque toda semana a gente mostra um lugar maneiro ou um pedacinho do dia-a-dia da cidade nas nossas stories. É @exploreniteroi e claro que você pode ver fotos lindas na nossa hashtag #exploreniteroi). Conversamos com o Renatão, líder comunitário do quilombo, e saímos de lá apaixonados. Toda semana rola um combo de atividades culturais na comunidade, tem feijoada sábado e samba domingo. Com o prato de feijoada a R$25,00 e samba de raiz, temos certeza que você também vai se apaixonar pelo Quilombo do Grotão.

Quilombo do Grotão / Foto: Red Werneck

E se um samba só não for suficiente pro seu feriado prolongado, você pode encontrar mais 4 opções clicando aqui.

Curta as belezas naturais

Aventura em meio à natureza

Claro que a gente não ia deixar passar a oportunidade de indicar as trilhas mais maravilhosas da cidade. Segura essa ideia: reunir os amigos, escolher uma trilha maneira, abastecer as mochilas com repelentes, protetor solar, bastante água e uma comidinha maneira e fazer um piquenique com vista. Imagina só estender a toalha com essa visão aí embaixo. Irado né? Essa e mais 4 dicas de trilhas você encontra clicando aqui.

Trilha do Morro das Andorinhas / Foto de Gabi Gismonti

Uma volta completa pela Orla Guanabara

A Baía de Guanabara é a nossa pérola. A cereja do bolo. Olhar pra ela todos os dias no caminho casa-trabalho-faculdade é o que faz a gente respirar aliviado e agradecer aos Céus por morar em Niterói. Há quem se acostume com essa belezura enfeitando a nossa paisagem, mas a gente não cansa de olhar o mar e ter certeza de que somos privilegiados.

Então que tal fazer esse roteiro completíssimo das Praias da Baía que a gente preparou com tanto carinho e curtir cada pedacinho dessa Poça tão querida?

Valorize os produtores locais

Comer, claro

Não tem coisa melhor nessa vida que comer, todo mundo sabe e ninguém discorda. Certo? Então a gente não podia deixar de fora uma lista com VINTE lugares maneiríssimos pra você comer em Niterói, outra com DEZ lugares pra comer pizza e mais uma com CINCO lugares pra beber uma cervejinha artesanal produzida nas terras de Arariboia.

Camarão no coco verde, uma das maravilhas do Seu Antônio | Foto: Divulgação/TripAdvisor

Você também pode ir ao Mercado de Peixe São Pedro, como indica nosso parceiro Jim Shattuck, do Projeto Papa Goiaba, ou a uma das diversas feiras livres que existem na cidade pra comprar os ingredientes fresquinhos e preparar uma super refeição a la masterchef em casa.

E se isso não for o bastante, não perde a nossa lista de arraiás desse ano, que o que mais tem é comida boa.

Domingo no Parque

Um passeio pra todas as idades é o nosso querido e amado Campo de São Bento. Tem feirinha de artesanato, grama pra fazer piquenique, parquinho pra criançada brincar, área apropriada pra caçar pokémon, espaço aberto pra andar de bicicleta, um centro cultural lindo e super aberto (se você nunca subiu no terraço do CCPCM, não sabe o que ta perdendo) e neste fim de semana vai ter Arraiá do Campo.

Bônus: todo fim de semana tem Acarajé da Cláudia ♡

Ou seja. Não dá pra imaginar um lugar melhor.

Seja você mesmo

Ficar de preguiça em casa

Sim, é uma opção. Se a sua vida é muito corrida no dia a dia, a última coisa que você vai querer fazer é encher a agenda no feriadão. Mas não se preocupa, mesmo se você quiser ficar em casa debaixo das cobertas comendo pipoca e tomando um vinho (aliás, se quiser ajuda pra escolher um vinho, a nossa parceira Sabrina Trézze, do Vila Vinífera, pode te ajudar), a gente tem sugestão. Que tal ver um filminho rodado em Niterói? Aposto que você não sabia que todos esses filmes aqui tem cenas gravadas na Cidade Sorriso.

Noitadinha de leve

Se você é da noite, não vai querer perder essa lista que nós preparamos com lugares maneiros pra você sair da zona de conforto e balançar o esqueleto.

Polo Gastronômico Nóbrega / Foto: Red Werneck
Saia do óbvio

Conhecer um pouco mais da nossa história

A Praça da República, no Centro, é um cantinho da cidade que vale a pena observar com mais calma. No comecinho da Amaral Peixoto, a Praça guarda alguns dos prédios mais bonitos de Niterói. O Liceu, a Câmara Municipal, o Palácio da Justiça e a nossa querida Biblioteca Parque, recém aberta depois de mais um período nebuloso sem investimentos. Pra quem sempre passa na correria do cotidiano, vale a pena pegar a bike e circular pela região.

Explorar

Claro que a gente ia recomendar isso, né? Quatro dias de feriado prolongado, muitas coisas novas pra conhecer na cidade e a gente quer descobrir cada cantinho desses com vocês. Explorem! Andem muito. Entrem em todos os cantinhos em busca de coisas novas e ângulos diferentes dos que já estão acostumados. A grande alegria de explorar é redescobrir e reaprender a amar a nossa própria cidade, como viajar sem sair do lugar.

E o melhor de tudo: você pode fazer todos esses passeios ouvindo as playlists que nós preparamos com muito carinho lá no nosso perfil no Spotify. Não deixa de seguir a gente lá também.

clique no banner para ouvir

Não deixem de dividir com a gente um pouquinho dessas descobertas e dos passeios tradicionais, seja os indicados por nós ou qualquer outro que vocês escolherem. Postem suas fotos no Instagram com a hashtag #exploreniteroi que vamos ver e curtir todinhas!

Bom feriado!

Author: Explore Niterói

Explore Niterói é um guia turístico diferente. Feito por quem ama e vive na cidade de Niterói, explora todos os cantinhos da Cidade Sorriso com amor. Vem com a gente! #exploreniteroi contato@exploreniteroi.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *