blog

Leia Niterói

Primeiro de maio é mundialmente conhecido como o Dia do Trabalhador. Mas não é só isso. Aqui na terra de Machado de Assis, Cecília Meireles e cia, é comemorado também o Dia da Literatura Brasileira.

Foto: Carol Tardin
De onde vem a data?

Primeiro de maio é também o dia que se comemora o nascimento do romancista José de Alencar, autor de O Guarani e Senhora, entre tantos outros títulos que retratam o Brasil em sua totalidade. Alencar foi o primeiro autor a retratar esse Brasil tão complexo, em suas paisagens e pessoas únicas, em toda a mistura que nos compõe. Pra homenagear esse grande escritor, foi instituída a data do seu nascimento como também um dia para celebrar a memória da nossa Literatura, tão rica.

Academia Fluminense de Letras

Fundada em julho de 1922, a Academia Fluminense de Letras tem entre os seus objetivos cultivar e fomentar a produção literária do Estado do Rio de Janeiro. Um de seus mais ilustres membros, foi o escritor niteroiense Luis Antonio Pimentel.

Um brinde à Literatura Niteroiense

Niterói não fica pra trás no cuidado com seus autores. Você sabia que nós temos uma Academia de Letras também? Fundada em 1943, a sede da Academia é a Biblioteca Pública (hoje Biblioteca Parque de Niterói), um dos prédios mais lindos que compõem o conjunto arquitetônico do nosso Centro Histórico.

Existe também  o Niterói Livros, um selo criado em 1993 para lançar obras que tragam a cidade como referência. Um carinho com a nossa literatura.

Hoje é dia da Literatura Brasileira. Qual livro você vai ler pra comemorar?

Author: Explore Niterói

Explore Niterói é um guia turístico diferente. Feito por quem ama e vive na cidade de Niterói, explora todos os cantinhos da Cidade Sorriso com amor. Vem com a gente! #exploreniteroi contato@exploreniteroi.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *